Chegamos em outubro, o mês onde mais se fala sobre a prevenção ao câncer de mama em mulheres. Mas você sabia que o câncer de mama também pode ocorrer em cães e gatos? Por isso é muito importante estar atento aos sinais que podem indicar a presença de câncer, afinal, o quanto antes ele for encontrado, melhores são as chances de cura.

O câncer de mama costuma atingir fêmeas de várias raças e idade, cadelas ou gatas. O primeiro sinal que normalmente é notado é um carocinho na região abdominal do pet. Mas veja abaixo, outros sintomas que podem indicar que algo não vai bem.

 

SINTOMAS

  • Apatia: animal fica mais quieto e isolado, sem muito ânimo e energia para brincar e para atividades normais.
  • Inchaço na região das mamas e barriga.
  • Feridas na região das mamas e barriga.

 

CÂNCER DE MAMA PODE OCORRER EM MACHOS?

Sim, embora seja incomum, ele também pode acometer cães e gatos machos.

 

COMO DIAGNOSTICAR?

O diagnóstico dependerá de uma consulta com o Médico Veterinário e da realização de exames (raio-x, biópsia, histopatológico e análises clínicas).

 

COMO PREVENIR?

A principal forma de prevenir o câncer de mama é através da castração precoce da fêmea, pois isso diminui muito as chances de ela desenvolver um tumor quando adulta. Além disso, não se deve administrar injeções anticoncepcionais em fêmeas em qualquer idade, pois isso aumenta muito o risco de desenvolvimento de tumores.

 

COMO TRATAR?

O tratamento deverá ser indicado pelo Médico Veterinário após avaliação do tipo de tumor e evolução do quadro. Poderá ser indicada a cirurgia, radioterapia e/ou a quimioterapia. Cada caso é um caso e o profissional é quem deverá determinar a melhor forma de tratamento para o seu pet.

 

Outubro é o mês da conscientização do câncer de mama, mas é bom ficar atento aos pets durante o ano inteiro. Caso você tenha qualquer suspeita de que seu animal esteja com um tumor, consulte um Médico Veterinário o quanto antes.

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e fique de olho em nossa página no Facebook e no Instagram, pois sempre tem informação nova para você!

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Thor - Bicho Amigo | Lupus Alimentos

 

Este é Thor!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

Veja também:

Seborreia em cães e gatos
A cinomose tem cura?
QR Code Business Card