Animais terão microchip com identificação e informações sobre vacina.

Não é de hoje que os donos costumam levar consigo seus animais de estimação quando vão viajar, a novidade é que agora os pet’s terão um documento a mais para levarem em suas viagens, o passaporte para trânsito de cães e gatos.

Um outro documento muito parecido já existia anteriormente e incluía dados do animal e um atestado de saúde, além de certificado de vacinação feitos pelo Médico Veterinário.

A grande diferença instituída agora por um órgão regido pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) é que será exigida a microchipagem destes animais que necessitem do passaporte, como forma de diminuir os contratempos causados caso o animal se perca, facilitando seu rastreamento e identificação.

A microchipagem de cães e gatos tem cada vez mais, se tornada obrigatória. O procedimento de implantação é bastante simples, o microchip é do tamanho de um grão de arroz e é implantado sob a pele, com uma injeção. Este procedimento permite que animais encontrados possam ter a leitura do seu microchip realizada, contendo informações sobre o dono, facilitando sua volta para casa. É também utilizado em muitos países, como parte estratégica do Programa de Posse Responsável, onde animais abandonados podem ter seus donos identificados e devidamente punidos, já que o abandono de animais é crime.

Outra mudança importante é que, diferente do documento que antes era exigido e que tinha validade de apenas dez dias, o passaporte será válido por toda a vida. Esse passaporte será válido para viagens nacionais e internacionais, porém algumas regras podem variar de um país para outro. O documento poderá ser solicitado, provavelmente, a partir do mês de Fevereiro deste ano, nas Unidades de Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (VIGIAGRO).

Se pretende viajar com seu animal, esteja atento aos requisitos solicitados pelos Órgãos Responsáveis e providencie o Passaporte do seu cão ou gato, para evitar maiores contratempos.

Larissa Salles Teixeira

CRMV/PR 11718

Cornélio Procópio – PR

436 Visualizações

Veja também:

cao_e_gato
Obstrução uretral
cao-se-cocando2
Atopia: cães e gatos alérgicos
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest