Um dos sintomas mais comuns de qualquer doença é a perda de peso.

E as causas para que isso ocorra são muitas e nem sempre o diagnóstico é facilitado, pois a perda de peso pode ou não estar associada a outros sinais clínicos.

As principais causas para que isso aconteça são doenças que causam dor, perda de apetite e, consequentemente, a perda de peso. Em algumas patologias como a Diabetes, as nefropatias e as enteropatias ocorrem com a perda de nutrientes ou pode também ser devido a maior utilização de calorias, como em situações de gestação e lactação.

Outro fator que pode ser considerado responsável pela perda de peso é a má absorção e a má digestão. Porém, como apenas este sinal não é característico de uma única doença em específico, é preciso procurar outros sinais associados, como o vômito, diarréia e aumento no consumo de água.

Para se fechar um diagnóstico neste caso, são necessárias algumas informações a mais a respeito do histórico do animal, além é claro, de outros exames que podem ir desde simples exames de sangue, como também exames radiográficos, ultrassonográficos ou de concentração hormonal.

A perda de peso, se não diagnosticada corretamente pode trazer problemas secundários ao cão ou ao gato e apesar de não parecer um sinal extremo, que muitos acabam desconsiderando, este pode ser um sintoma de uma doença mais grave, como o câncer, por exemplo.

O tratamento deve ser direcionado a fim de se evitar o problema causador e também uma terapia suporte.

Se o seu animal apresentar perda de peso, com ou sem outros sinais associados, não hesite e procure o Médico Veterinário para que a causa seja descoberta e o tratamento correto seja iniciado.

Larissa Salles Teixeira

CRMV/PR 11718

Cornélio Procópio – PR

916 Visualizações

Veja também:

automedicacao_caes
O perigo das receitas caseiras
gato
Toxoplasmose: a “Doença do gato”
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest