No Natal, a casa sempre fica toda decorada e linda para receber seus convidados, não é verdade? E até aí tudo bem, o problema é que alguns enfeites e decorações podem colocar a vida do seu cão ou gato em risco e pensando nisso, nós, da Lupus Alimentos resolvemos alertá-lo para esses perigos.

De acordo com um levantamento feito pelo Hospital Veterinário Sena Madureira de São Paulo, desde a década de 80 até o ano de 2015 foram observados (pasmem) 150% de aumento nos acidentes causados por enfeites natalinos. Esse é um número assustador, mas que felizmente pode ser diminuído se tomarmos alguns cuidados básicos.

»Enfeites de Vidro

 

Evite enfeites e bolinhas de vidro em sua árvore de Natal, afinal, sabemos que os pets, principalmente os gatos são muito curiosos e sobem na árvore com facilidade, podendo derrubar alguns desses penduricalhos, espalhando cacos de vidro pelo chão e se machucando posteriormente. Então tutores, deem preferência aos objetos de plástico ou tecido que são excelentes opções para evitar maiores problemas. 

»Pisca-pisca

 

Esse tipo de luz chama bastante atenção dos nossos pets, e se os fios estiverem expostos e ao alcance dos bichinhos, eles podem durante sua “brincadeira” acabar se queimando ou pior, roendo esses fios e levando um choque que pode terminar em morte. Isso pode ser perigosíssimo, então mantenha qualquer tipo de iluminação e fiação elétrica longe – bem longe – do pet.

»Árvores Artificiais

 

A gente sabe que os cães e gatos, vez ou outra, gostam de ingerir graminhas do quintal para melhorar o trânsito intestinal, certo? Mas o problema é que eles nem sempre conseguem distinguir se a “graminha” da sua árvore de natal é natural ou artificial e podem acabar ingerindo mesmo assim. Isso pode causar vômitos, diarreia e até problemas mais graves. Fique de olho e tente manter o pet distante da árvore de Natal.

»Embalagens Vazias

 

Cuidado com as embalagens vazias. Alguns bichinhos, principalmente os filhotes e os gatos, adoram brincar nesses locais e se não estiverem sendo supervisionados, a asfixia pode ocorrer. 

»Lacinhos e Fios

 

Atenção principalmente com os gatos. Sabe aqueles lacinhos usados para amarrar as embalagens de presentes? Pois é, os bichanos adoram fios para brincar e sem querer podem acabar engolindo esse fiozinho causando um baita problema, que pode necessitar até mesmo de cirurgia.

 

Então, não posso decorar minha casa para o Natal?

Pode, mas deve ter alguns cuidados e medidas básicas para evitar acidentes. Afinal, quem tem pet sabe que eles são como crianças e merecem atenção especial. Se você se atentar a todas essas dicas, provavelmente terá uma data tranquila e boa para ser lembrada.

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Laila - Bicho Amigo

Este aqui é Laila
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

66311 Visualizações
( 2 )

Veja também:

verao-lupusalimentos
Que cuidados devo ter com meu Pet no Verão?
ceia-natal-pet-lupusalimentos
Ceia Natalina para Cães e Gatos
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest