Você que tem ou teve um animalzinho em casa, certamente já se deparou com esta situação: diarreia e às vezes vômito, certo? É claro que as possíveis causas de desordens intestinais são várias, isso é verdade. Mas é verdade também que dentre os principais causadores, a giárdia é uma grande concorrente neste grupo, juntamente com o vírus da cinomose e parvovirose.

A giardíase é uma parasitose causada pelo protozoário Giardia e que afeta cães, gatos e até o homem. A transmissão se dá através do consumo de água contaminada com cistos. Estes cistos são eliminados nas fezes de animais e humanos infectados, que posteriormente vão contaminar a água não tratada e verduras e alimentos não lavados corretamente.

SINTOMAS

Dor abdominal
Diarreia (com ou sem sangue/muco)
Vômito

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

O diagnóstico é feito com exame de fezes, normalmente por 3 dias seguidos, pesquisando a presença do parasita. Após feito o diagnóstico, inicia-se então o momento do tratamento.

O tratamento de Giardíase normalmente é feito utilizando-se um protocolo específico de vermifugação diferente dos demais. São dias seguidos de vermífugo específico e mais o Metronidazol que é o medicamento de escolha para Giardia. Além disso, é necessário que o ambiente seja igualmente tratado para prevenir uma reinfecção do mesmo animal e de outros animais da casa.

Se você desconfia que o seu cãozinho ou gato está com algum problema gastrointestinal, leve-o ao Veterinário. Outras doenças podem se confundir com a Giardíase, tais como Coronavirose, Parvovirose, Cinomose e outros problemas que não sejam infecciosos e causem diarreia.

O tratamento adequado e feito corretamente é sempre a melhor opção para a saúde do seu pet. Para que ele possa se recuperar, ele precisa receber o tratamento adequado, pelo tempo certo e o ambiente deve ser sempre limpo, prevenindo a reinfecção. Consulte o Veterinário.

285 Visualizações

Veja também:

É-verdade-que-chocolate-faz-mal-para-cachorro_site
É verdade que chocolate faz mal para cachorro?
Meu-gato-não-para-de-miar_site
Meu gato não para de miar – o que pode ser?
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest