Em meio a epidemia de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, dentre elas a Dengue, o Zika vírus e a Febre Chikungunya, cresce também a preocupação dos tutores de animais e fica uma dúvida no ar. Será que os cães e gatos também podem pegar Dengue ou Zika Vírus? E a resposta dessa pergunta é NÃO. O homem é o único hospedeiro vertebrado do vírus da dengue.

Mas então quer dizer que os mosquitos não são perigosos para os nossos pets? ERRADO! Existem outras doenças gravíssimas, como a Leishmaniose e a Dirofilariose, transmitidas – adivinhem por quem? – por mosquitos.

Flebótomos, Aedes, Culex… o que todos estes mosquitos têm em comum? Além do incômodo, são eles os grandes vilões de doenças que podem matar nossos queridos animaizinhos.

A Dirofilariose é uma doença conhecida também como “Verme do Coração” e nós já falamos sobre ela anteriormente.
Veja aqui a matéria completa.

Já a Leishmaniose é uma doença onde o mosquito transmissor carreia o parasita causador da leishmaniose e que pode levar a um quadro bastante complicado e que envolve saúde pública e uma polêmica decisão de realizar ou não a eutanásia em animais infectados.

E já que os mosquitos trazem tanto mal assim, tanto para humanos, como para animais, que tal algumas dicas de prevenção?

 

DICAS:

  • Utilize coleiras que repelem pulgas, carrapatos e mosquitos em seus cães;
  • Tenha vasinhos com citronela plantados em casa (esta planta funciona como repelente natural);
  • Mantenha telas nas portas e janelas;
  • Evite passear com seu pet no horário de maior atividade dos mosquitos;
  • Converse com o veterinário sobre a prevenção com vacinas contra Leishmaniose, principalmente em áreas de risco;
  • Se o seu pet morar em regiões litorâneas de grande risco para Dirofilariose é interessante conversar com o veterinário para iniciar um protocolo preventivo mensal.

 

Na dúvida, a melhor opção é contar com a orientação do veterinário de confiança para manter seu pet bem longe desses mosquitos e doenças.

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

 

29993 Visualizações
( 10 )

Veja também:

Como-tirar-os-carrapatos-do-meu-cachorro_site
Como tirar os carrapatos do meu cachorro?
Vacinação---esclarecimentos-para-uma-boa-proteção
Vacinação – esclarecimentos para uma boa proteção
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest