Você já se perguntou se as plantas que possui em seu jardim podem ser tóxicas para o seu animal de estimação?

Se você tem um cão ou gato em casa ou pretende adotar um é muito importante saber se o seu jardim representa riscos ou não à saúde do pet. Vamos conhecer agora algumas plantas que podem ser tóxicas para cães e gatos.

LISTA DE PLANTAS TÓXICAS PARA CÃES E GATOS:

  1. Tulipa
  2. Begônia
  3. Dama da noite
  4. Hibisco
  5. Beladona
  6. Lírio da paz
  7. Violeta
  8. Bico de Papagaio
  9. Comigo-Ninguém-Pode
  10. Samambaia
  11. Azaleia
  12. Antúrio
  13. Arnica
  14. Arruda
  15. Copo de Leite
  16. Coroa de Cristo
  17. Costela de Adão
  18. Espada de São Jorge
  19. Espirradeira
  20. Hortênsia
  21. Mamona
  22. Babosa

»EXISTEM OUTRAS PLANTAS VENENOSAS PARA CÃES E GATOS?

Sim, existem diversas outras plantas que são consideradas venenosas para os animais. Por isso, é fundamental que antes de montar seu jardim ou antes de trazer um novo pet para casa, você procure conhece-las a fim de evitar a ingestão acidental de seus animais.

» MEU PET JÁ INGERIU UMA PLANTA TÓXICA, MAS ELE NÃO PASSOU MAL. POR QUE ISSO OCORREU?

Cada uma das plantas mencionadas acima possui uma parte específica que pode ser tóxica em maior ou menor grau. Ou seja, a toxicidade de algumas plantas pode estar apenas em sua semente ou apenas no caule, na raiz ou nas folhas. Nem todas as plantas são tóxicas por inteiro, então, é possível que o pet tenha ingerido uma parte não tóxica da planta, ou ainda, ingerido em uma quantidade muito pequena que não tenha lhe feito nenhum mal. Mas lembre-se: por precaução é melhor não deixar nenhuma planta venenosa ao alcance de animais domésticos.

» QUAIS SINTOMAS AS PLANTAS TÓXICAS PODEM CAUSAR?

Essas plantas, se ingeridas pelo cão ou gato, podem causar desde sinais mais leves de intoxicação até sinais mais graves, incluindo normalmente a salivação excessiva, vômito, diarreia, alergias na pele, sangramento, sangue na urina, dificuldade para respirar, dor abdominal, falta de coordenação motora, tremores e até convulsão.

 

» MEU CACHORRO OU GATO COMEU UMA PLANTA VENENOSA – O QUE FAZER?

O mais recomendado é levar o animal ao Médico Veterinário o mais rápido possível para que ele possa intervir antes que as substâncias tóxicas sejam completamente absorvidas pelo organismo. Dessa forma, minimizam-se os impactos negativos na saúde do animal e isso torna a recuperação mais rápida.

Tentar administrar qualquer medicamento sem a orientação do Médico Veterinário pode ser perigoso. Portanto, não administre receitas caseiras ou faça qualquer intervenção sem orientação profissional.

 

Se você gostou dessa matéria, compartilhe-a com seus amigos. Continue nos acompanhando por aqui, porque sempre tem conteúdo exclusivo para você!

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Thor - Bicho Amigo | Lupus Alimentos

 

Este é Thor!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

Veja também:

Matéria-adotar-um-gato-Site
Vai adotar um gato? Saiba como se preparar para o novo hóspede da casa!
Matéria-Erliquiose-Felina-Site
Erliquiose felina
QR Code Business Card