Você tem um gatinho em casa? Alguma vez você reparou que ele estava com pontinhos pretos no pelo e ficou sem saber o que eram? Então agora nós viemos te contar tudo sobre as possíveis causas.

Em primeiro lugar, vamos ao que realmente interessa: esses “famosos” grânulos pretos podem ser duas coisas: fezes de pulgas ou acne felina.  Se o seu pet está se coçando muito ou se você, de fato, viu estes parasitas indesejados andando pela pele e pelo do bichano, desconfie primeiro de infestação por pulgas.

Agora se você realiza controle mensal de pulgas, nunca as viu no animal, o pet não tem acesso à rua, não se coça, não apresenta feridinhas de picada e estes pontinhos pretos estiverem mais localizados na área do queixo e pescoço, pode ser que ele esteja com acne felina.

As causas podem ser:

  • Falta de limpeza da região, afinal, apesar dos gatinhos serem muito higiênicos, o queixo não é um local de fácil acesso a eles;
  • Obstrução do folículo piloso;
  • Descontrole hormonal;
  • Potinhos de plástico (que podem ser porosos e acumular bactérias).

Normalmente, a acne não apresenta nenhum risco maior, mas pode complicar um pouco se ocorrer uma infecção por bactérias do tipo Staphylococcus e Escherichia coli. Nestes casos, os pontinhos pretos deixam de ser meramente um problema estético e tornam-se uma infecção, com pus.

Para detectar o que realmente está ocorrendo, é bacana levar o pet ao veterinário. Se for identificado que ele tem acne, devemos tentar eliminar os fatores agravantes e possíveis causas. Por exemplo, uma atitude simples de eliminar os comedouros e bebedouros de plástico e trocá-los por vidro ou cerâmica já pode melhorar e muito.

Em toda e qualquer hipótese, seja qual for o problema, devemos sempre consultar o veterinário e determinar a causa e a melhor forma de evitar problemas futuros.

Gostou da matéria? Fique de olho na próxima semana.

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

 

 

2167 Visualizações

Veja também:

Como-limpar-as-orelhas-do-meu-cachorro_site
Como limpar as orelhas do meu cachorro?
Inflamação-da-glândula-anal_site
Inflamação da glândula anal: o que é e como resolver?
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest