São dois os principais motivos que levam o cão a urinar sempre que alguém chega perto. Será que o seu amiguinho sofre desse problema? Descubra agora mesmo!

 

 

Cães são sempre um caixinha de surpresas e volta e meia acabam tendo alguns comportamentos que nem os seus próprios tutores conseguem entender, não é mesmo? E um desses comportamentos que costuma gerar bastante dúvida é o fato do cãozinho fazer xixi quando alguém se aproxima dele, quando seu tutor chega em casa ou ainda quando alguma visita chega perto para acaricia-lo. Será que você sabe o que se esconde por trás dessa atitude? Vamos descobrir agora mesmo!

Quando uma das situações acima ocorre, são dois os principais motivos que podem levar a esse comportamento indesejado, são eles: o medo excessivo e a excitação. O animal, por uma dessas duas razões, pode perder temporariamente a capacidade de controlar os músculos que ajudam a conter a urina na bexiga e acabar urinando um pouquinho “sem querer” fora de hora. Isso incomoda os donos, mas infelizmente os cãezinhos simplesmente não conseguem se controlar.

 

 

»XIXI POR SUBMISSÃO

Fazer xixi por submissão pode ser considerado uma forma de comunicação normal entre os cães, isso ocorre quando um cão tenta mostrar a outro animal (e em alguns casos ao ser humano) que ele não é uma ameaça e não representa perigo algum. É uma forma de pacificar a comunicação e garantir a política da boa vizinhança, mas é claro que nem todos os cães fazem isso.

Quando os pets estão se sentindo extremamente intimidados como, por exemplo, quando estão recebendo uma bronca ou quando encontram algum estranho, quando vão ao veterinário e em algumas outras situações que poderiam gerar intimidação, o cão pode acabar urinando, pois é como se ele perdesse o controle de sua bexiga.

É comum que nessa situação, o cãozinho também apresente algumas posturas de intimidação como, por exemplo, orelhas para trás, corpo encolhido, cauda para dentro, um “sorriso” intimidado, o pet lambe os próprios lábios, pisca várias vezes e levanta as patas dianteiras. Isso tudo faz parte da postura de submissão e que pode vir acompanhado do xixi por intimidação.

 

 

»XIXI POR EXCITAÇÃO

O xixi por excitação ocorre pelo mesmo motivo, pois quando muito agitado e animado, o cãozinho perde por alguns instantes o controle da bexiga e urina sem muito controle.

Isso acontece quando o pet está extremamente feliz como quando seu dono chega em casa ou quando alguém faz “aquela festa” com ele, brincando e acariciando. O pobre cãozinho chega a relaxar tanto que aí … já sabem, né? Vem aquela poça de urina bem no meio da sala.

Agora se essas duas situações acima não parecem ser o caso do seu pet, então é importante leva-lo ao Veterinário para descartar outras causas da incontinência urinária, como causas médicas ou causas comportamentais.

 

 

»COMO MUDAR ESSE COMPORTAMENTO?

Normalmente os cães pararão de ter esse comportamento naturalmente ao entrar na vida adulta, já que isso ocorre com mais frequência em filhotes. Porém, alguns adultos podem manter o comportamento mesmo depois de grandes e nesses casos, algumas dicas podem ajudar a minimizar o problema:

 
 
 
 
 
 
 

• Se o problema é a excitação, quando chegar em casa, não vá direto cumprimentar o cão. Apenas o cumprimente quando ele estiver mais calmo, sem pular ou latir, cerca de uns 15 minutos depois.

Ensine seu cão a se sentar. Assim, quando você for se aproximar dele pode pedir que ele se sente e isso ajuda a diminuir a chance de urina indesejada.

• Ao fazer carinho no cão, evite fazer acima da cabeça, pois isso pode ser encarado como ameaça e ele pode se sentir intimidado.
DICA: Acaricie-o abaixo do queixo ou no peito.

• Ao brincar com o pet, prefira brincadeiras de jogar a bolinha ou algo para ele buscar. Assim, tira-se o foco de você e o cão fica mais distraído.

E por último, se essas dicas não forem úteis para você e seu cão continuar urinando por submissão ou excitação, consulte o Veterinário ou especialista em comportamento canino. E nunca brigue com ele por causa desse comportamento para que não seja criado um problema ainda maior e mais difícil de resolver depois.

 

 

Conta para a gente: Seu pet também urina quando alguém se aproxima?
O que você faz para diminuir esse comportamento?

Gostou dessa matéria? Então curta e compartilhe com seus amigos.

 

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Julie - Bicho Amigo

Esta é Julie!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

Veja também:

Quantas vezes por dia devo dar ração ao meu gato? | Lupus Alimentos
Quantas vezes por dia devo dar ração ao meu gato?
Animais de estimação e crianças | Lupus Alimentos
Animais de estimação e crianças: o que pode e o que não pode?
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest