Muitas pessoas costumam se perguntar e contradizer os profissionais, alegando que sempre ofereceram algum alimento para o pet direto de sua geladeira humana e isso nunca o fez mal. Aliás, o pet vai muito bem, obrigada.

E isso até pode acontecer de certa forma, mantendo a saúde do pet. Quero dizer, alguns alimentos que nós comemos, como frutas, por exemplo, são sim permitidos aos pets. Outros são permitidos, mas com restrições. E alguns, claro, são extremamente proibidos e os nossos animais de estimação devem passar bem longe. Assim acontece com alguns alimentos.

Hoje, os pets podem ter uma alimentação natural, se assim for a preferência do tutor. Porém, este tipo de cardápio deve ser formulado por um veterinário e não devemos nunca substituir qualquer alimento da dieta do pet por restos de comida. Estes podem ser pobres em nutrientes, ricos em sal e causar graves problemas. Mas desde que a dieta seja balanceada, de maneira geral, os pets se adaptam bem.

Dentro do tema alimentação, há ainda um questionamento muito comum. Os tutores mais atentos já estão cansados de ouvir que chocolate faz mal. Mas você sabe o porquê?

 

A vilã do chocolate

O perigo de oferecer essa delícia aos pets mora no fato de que a teobromina, substância derivada do cacau, “prima” da cafeína tem ação potencial vasodilatadora, diurética e estimula o coração e o sistema nervoso central.

E não pensem que o cachorro para se intoxicar precisa comer um ovo de chocolate inteiro gigante. Bastam de 100 a 150 gramas/kg de peso animal ou até mesmo metade disso, para que ele apresente sintomas como taquicardia, vômito, diarreia e mais gravemente o coma.

A absorção é rápida e os cães não metabolizam essa substância, por este motivo, ela se acumula no organismo em quantidades tóxicas.

A quantidade deste “veneno” varia de chocolate para chocolate. Chocolates meio amargo e chocolates usados na culinária são os piores. Para um cão de 6 kg, por exemplo, apenas 35 gramas de chocolate culinário seriam suficientes para mata-lo.

Agora que você já sabe que basta uma quantidade pequena para fazer mal ao seu pet, nesta Páscoa, deixe os cãezinhos beeem longes dos ovos de páscoa.

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

 

Já falamos anteriormente sobre os malefícios do chocolate nas seguintes matérias:
– É verdade que chocolate faz mal para cachorro?
– Você sabia que dar chocolate ao seu cãozinho pode matá-lo?
– O chocolate é venenoso para os cães?
– Ceia de Natal canina: pode ou não pode?

 

julie_bichoamigo

 

Esta aqui é a Julie. Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

 

 

64113 Visualizações
( 18 )

Veja também:

Meu-coelho-come-racao-de-cachorro_
Meu coelho come ração de cachorro
É-preciso-escovar-os-dentes-do-seu-cãozinho
É preciso escovar os dentes do seu cãozinho
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest