A Páscoa já passou, mas é preciso alertar: chocolate é tóxico sim e pode matar! Mas você sabe por que chocolate faz tão mal para os cães e gatos e para os humanos não?

O chocolate possui em sua formulação, em maior ou menor grau dependendo do tipo de chocolate, dois componentes derivados do cacau e que são os responsáveis por causar sintomas no animal: a teobromina e a cafeína.

Esses dois componentes variam em concentração dependendo do chocolate, por exemplo, quanto mais escuro e mais puro for o chocolate, maior a quantidade de teobromina. Mas isso não significa que o chocolate branco está liberado, ele também tem essas duas substâncias, além, de ser bastante rico em gorduras que podem fazer mal, levando a uma gastroenterite (vômito e diarreia). 

Os animais absorvem e metabolizam essas substâncias de forma diferente, podendo chegar ao sistema nervoso, levando à excitação, aumento da pressão arterial, aumento de batimentos cardíacos, arritmia, tremores, incontinência urinária. A cafeína é responsável por aumentar e potencializar os sintomas causados pela teobromina.

Nessa época de Páscoa aumentam e muito os casos de intoxicação nos hospitais e clínicas veterinárias. Seja por distração dos tutores ou por eles oferecem um “pedacinho”, o fato é que o chocolate faz mal para cães e gatos e pode até matar.

Uma informação importante é que esses dois compostos, depois de ingeridos pelo pet, podem ficar no organismo por até seis dias e tem efeito acumulativo. Ou seja, se o pet ingerir um pouco hoje, um pouco amanhã e por aí vai, ele pode sim ter uma intoxicação. Porque ela demora para ser eliminada pelo corpo, e vai acumulando.

A dose que leva o animal à intoxicação varia, de acordo com o tamanho do bichinho e tipo de chocolate que foi ingerido. Mas de forma geral, para um pet de 2 a 5 kg, um ovo de páscoa de chocolate ao leite com apenas 100 g pode levar aos sintomas.

Os quadros de intoxicação precisam ser tratados imediatamente pelo médico veterinário. Então, se suspeitar que seu pet ingeriu chocolate, leve-o o mais rápido possível, pois o quanto antes iniciar o tratamento, menores as chances de o chocolate todo ser absorvido e causar danos.

Se você gostou da matéria, compartilhe e informe seus amigos sobre isso!

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Amy - Bicho Amigo

Esta aqui é Amy!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

248931 Visualizações
( 8 )

Veja também:

Gato-com-problema-urinario-MundoPet-(LupusAlimentos)
Gato com problema urinário – o que fazer?
Voce-corta-as-unhas-do-seu-pet-com-frequencia-MundoPet-(LupusAlimentos)
Você corta as unhas do seu pet com frequência?
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest