Entenda essa e outras curiosidades sobre seu melhor amigo!

– Os cães pertencem à família dos canídeos, a mesma do lobo, da raposa, do coiote, do chacal e do lobo-guará. Ao todo, existem 34 espécie de canídeos.

– Para os zoólogos, existe apenas uma espécie de lobo, o cinzento, classificada em várias sub-espécies. O cão doméstico seria uma delas. De fato, cães e lobos são tão próximos que ambos podem cruzar e gerar filhotes híbridos.

– As raças mais velozes do mundo são greyhound (ou galgo inglês) e whippet (também inglês), uma “raça-miniatura” do primeiro. Eles são capazes de atingir incríveis 80 quilômetros por hora. A fama de corredor do greyhound fez da raça uma das preferidas para a caça e para a corrida de cachorros em muitos países.

– As raças de cães com a mordida mais forte são: mastin inglês, rottweiller e fila brasileiro. Eles tem a mandíbula mais curta e forte (que funcionam como alicates) e são normalmente usados como cães de guarda.

– Os cães mais inteligentes são, pela ordem: border collie (uma raça de pastoreio britânica), pastor alemão, poodle, golden retriever e dobermar pinsher.

– As raças mais altas são o são bernardo, o grand danois, o mastim inglês, o wolfhound irlandês, o borzoi e o karabash da Anatólia (uma espécie de cão pastor turco). Todas elas alcançam em média os 90 cm de altura.

– A menor raça é a chihuahua, cujo peso varia entre 90 gramas e 2,75 kg.

– A raça mais pesada é o mastiff inglês, que costuma ultrapassar os 110 kg.

– Cães e gatos não exergam em preto e branco? Esqueça esse mito! Embora de forma mais limitada que os humanos, eles conseguem enxergar cores, sim. Enquanto os seres humanos tem três tipos de pigmentos que captam o azul, o verde e o vermelho, o cães e os gatos só tem dois. Eles vêem as cores como se elas fossem desbotadas e não percebem o verde, enxergando no lugar tonalidades que vão do cinza ao preto.

– O hábito de enterrar ossos e objetos, que são comuns a muitos cachorros, foi herdado de seus ancestrais lobos. Por uma questão de sobrevivência, os lobos costumam enterrar sobras de alimentos para os tempos de escassez de caça.

– O primeiro cão a ser enviado para o espaço foi uma cadelinha soviêtica chamada Laika. A viagem foi feita em 1957 e, infelizmente, não teve um final feliz: Laika não resistiu à viagem e morreu.

– O dobermann surgiu do cruzamento de quatro raças feitas pelo coletor de impostos alemão Karl Friedrich Dobermann (1834-1894). Na certa, ele queria se defender dos furiosos devedores.

– O rottweiller é uma raça mais antiga do que se imagina. Só para se ter uma idéia, ele já era usado como cão de pastoreio pelas legiões romanas.

– Na China, o chow chow é usado como cão de caça e o sharpei como cão de lutas (rinhas).

 

Fonte: maisquecuriosidade.blogspot.com.br

Veja também:

Por que os cães lambem as pessoas?
Por que os cães lambem as pessoas?
cao_emprego
Cães no trabalho diminuem stress de funcionários
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest