Seu animal já tomou todas as vacinas? Antes de mais nada, é valido salientar a importância delas antes de programar a castração.

O procedimento de castração de cães é simples e importantíssimo para o controle da população dessas espécies. Além disso, a castração evita vários problemas de saúde e de comportamento.

A castração evita tumores de mama em cães e gatos?
Sim, é possível evitar tumor de mama em fêmeas com a castração precoce, que deve ocorrer antes do primeiro cio ou no máximo entre o primeiro e segundo cio. Este é um dado muito relevante, principalmente porque este tipo de tumor corresponde a cerca de 50% de todos os tumores em cadelas.

Quais outros problemas a castração evita?
Evita o desenvolvimento de infecção do útero, redução da marcação de território, redução da agressividade e libido, evita problemas de próstata e de testículo, como tumores.

 

A castração tem desvantagens?
Sim. No caso da castração precoce, há maior risco de infantilização da vulva ou pênis do cão. E, tanto na castração de animais jovens como adultos, há maior predisposição para ganho de peso.

Recomendações a serem tomadas após a castração
A principal recomendação é estimular a atividade física e fazer controle de peso do seu animal. Seu médico veterinário pode lhe orientar melhor a respeito de rações e dietas. Se o seu animal ainda não é castrado, procure um médico veterinário e cuide do seu amiguinho.

649 Visualizações

Veja também:

Trombocitopenia-em-cães-materia
Trombocitopenia em cães – o que significa?
7-dicas-para-introduzir-um-gato-novo-em-casa_site
7 dicas para introduzir um novo gato em casa
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest