Seja tão bom quanto seu animal pensa que você é

Animais de estimação fazem parte das nossas vidas e de nossas casas. Mas será que é tão simples quanto parece cuidar de um bichinho? A posse responsável é um conceito que abrange vários cuidados que devem ser adotados com muita responsabilidade quando se pensa em ter um animal em casa, seja ele um cão ou gato. Mas o que é a Posse Responsável afinal?
O conceito é baseado em noções que direcionam ao fato de que um animal não é brinquedo, ou seja, ele tem inúmeras necessidades básicas e que, você, como tutor responsável deve prover a ele.
Um animal precisa de um local para viver adequado ao seu tamanho e raça, um local para descanso, momentos de lazer, alimentação correta, água de boa qualidade, cuidados com sua saúde, com idas regulares ao Veterinário, vacinações e vermifugações em dia. Além disso, um tutor responsável não deve deixar o animal sofrer ou correr riscos desnecessários. Aqui vale um exemplo: donos de gatos devem manter seus animais dentro de casa, com proteção em telas e janelas. O motivo é que animais que vivem soltos nas ruas têm chances muito maiores de sofrerem maus-tratos, acidentes, brigas ou envenenamentos, colocando em risco suas vidas; e já que os cães e gatos não tem essa consciência, cabe ao dono entender os riscos e preveni-los.
A identificação correta do animal, plaquinhas ou implantação de microchips, castração, manutenção da saúde física e psicológica, condução segura e higiene são também quesitos abordados na Posse Responsável.
Ter um animal de estimação requer muito mais que apenas a vontade de ter um lindo cãozinho ou gato em casa. É importante lembrar que filhotes irão crescer e darão um pouco de trabalho, às vezes. Um tutor responsável deve ter em mente todas as necessidades que um animal têm e deve avaliar se é capaz de suprir todas elas.
Se vai adotar ou cuidar de um cão ou gato, avalie criteriosamente esses fatores primeiro e só então decida por ter um animal. Eles merecem todo o nosso carinho e cuidado, são animais indefesos e que nos darão toda sua gratidão, e por esses e outros motivos são muito merecedores de uma Posse responsável.

Para refletir: “Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais. Os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento. A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana.” (Charles Darwin)

 

Larissa Salles Teixeira

CRMV/PR 11718

Cornélio Procópio – PR

532 Visualizações

Veja também:

gastroenterite
Gastroenterite em cães e gatos
vida-longa-aos-animais
Vida longa aos animas: 10 dicas para seu pet viver mais e melhor – PARTE I
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest