A raiva é uma doença extremamente perigosa, tanto para os seres humanos, quanto para os animais. Até hoje não se descobriu a cura da doença e sendo assim, praticamente 100% dos casos evoluem para a morte. Dessa forma, a única maneira de lidar com o problema é através da prevenção, feita com a vacinação regular. 

A raiva é uma doença causada por um vírus, eliminado pela saliva, e transmitido através da mordida de um animal infectado, por isso também a importância de se vacinar os cães e gatos, evitando uma possível contaminação aos seres humanos. O vírus ataca o sistema nervoso e leva a um quadro com sintomas como os que estão destacados abaixo.

 

SINTOMAS

  • Agressividade;
  • Desorientação;
  • Salivação excessiva (animal fica babando);
  • Dificuldade para deglutir água e alimentos;
  • Paralisia;
  • Convulsões.

 

GATOS PODEM PEGAR RAIVA?

Sim. Essa é uma dúvida bastante comum de vários tutores. Não somente os cães, mas também os gatos podem se infectar e posteriormente, virem a transmitir a doença aos seus tutores.

 

PREVENÇÃO

A raiva pode ser prevenida através da vacinação correta dos animais. Normalmente são indicadas duas doses de vacina em animais filhotes (ou em animais adultos que não haviam sido vacinados antes), durante o protocolo inicial de vacinas e um reforço anual.

É muito importante seguir o protocolo à risca, exatamente como foi indicado pelo Médico Veterinário de sua confiança. Não seguir o protocolo como ele foi indicado é sinônimo de deixar o pet exposto e, consequentemente, você e a sua família também.

 

 

Vacinar é a medida mais eficaz para proteger você, os membros da família e os seus animais contra a raiva. Vacine os seus pets e converse com o Médico Veterinário de sua confiança a respeito.

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e fique de olho em nossa página no Facebook e no Instagram, pois sempre tem informação nova para você!

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Thor - Bicho Amigo | Lupus Alimentos

 

Este é Thor!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

Veja também:

Acupuntura em animais funciona?
Quais vacinas meu cachorro deve tomar?
QR Code Business Card