A pseudociese pode ocorrer de forma muito comum entre os pets e se desenvolve em média por volta das 6 a 14 semanas após o cio da fêmea por ação de hormônios e outros fatores envolvidos.

»

Você já ouviu falar em pseudociese? A gravidez psicológica, que ocorre com frequência em mulheres, também pode acontecer com os nossos animais, sabia? Você sabe reconhecer os sintomas deste problema? Será que a sua cachorrinha ou gata está com pseudociese?

Os sintomas de uma gravidez psicológica, na verdade, são como os mesmos sinais de uma gravidez real, com a única diferença de que não há nenhum feto na barriguinha da cadela ou da gata. Mas mesmo assim, o organismo do animal entende que a fêmea está prenhe de verdade e todos os sinais de uma verdadeira gestação ocorrem com naturalidade.

A cadela ou gata com gravidez psicológica apresenta aumento das mamas, aumento do abdômen, mudança na alimentação, agressividade, mudança de comportamento com busca por lugares mais silenciosos e reservados, a fêmea pode acabar adotando um outro filhote ou mesmo um objeto/ursinho de pelúcia e a fêmea até se prepara para o parto, esperando receber seus filhotes, mas… nada acontece.

A pseudociese pode ocorrer de forma muito comum entre os pets e se desenvolve em média por volta das 6 a 14 semanas após o cio da fêmea por ação de hormônios e outros fatores envolvidos.

Na maioria dos casos, a pseudociese é autolimitante, ou seja, normalmente se resolve sozinha em cerca de 2 semanas, sem ser necessário nenhum tipo de tratamento ou intervenção. Basta deixar a fêmea manifestar esse comportamento com seus “filhotes imaginários” e esperar que a condição se resolva sozinha.

Apenas devemos buscar ajuda profissional se a fêmea estiver muito agressiva ou ainda se ela tiver uma alta produção de leite, e que acabará ficando retido na glândula mamária, levando a uma inflamação bastante dolorosa chamada de mastite, que será o nosso tema na próxima semana.

Caso a fêmea apresente alguma complicação ou a gestação psicológica não chegue ao fim sozinha, o Médico Veterinário deverá ser consultado.

 

»

Sua cadelinha ou gata já tiveram pseudociese? Conta pra gente nos comentários.

Se você gostou dessa matéria, compartilhe com seus amigos e fique de olho, porque semana que vem tem mais.

 

Continue acompanhando nossa página no facebook e o site, porque toda semana tem conteúdo novo por aqui.

Fique de olho em nosso site e página no facebook, porque semana que vem tem mais. Se você gostou dessa matéria, curta e compartilhe com seus amigos.

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Thor - Bicho Amigo | Lupus Alimentos

 

Este é Thor!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

Veja também:

CACHORRA-GRAVIDA
Será que minha cachorra está grávida?
mastite
Será que minha cachorra/gata está com mastite?
QR Code Business Card