Os dois têm porte pequeno, pelo longo, focinho curto,
comportamento dócil e se assemelham tanto
fisicamente que até parecem irmãos.

 

 

Será que você sabe como distinguir essas duas raças?

 
 

Shih Tzu e Lhasa Apso se assemelham em alguns aspectos, mas podem se diferenciar em vários outros. Vamos descobrir agora algumas das características que fazem com que cada raça seja tão única e especial?

 

 

»LHASA APSO

De acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia, a CBKC, a raça Lhasa Apso é originária do Tibet (China) e tem como características principais, o fato de ser um cãozinho bastante alegre e seguro de si e embora seja carinhoso, ele pode agir de forma indiferente com as pessoas que ele não conhece.

 

Os Lhasas são cães independentes e não costumam gostar tanto de colo quanto o Shih Tzu. Além disso, eles são naturalmente cães de alerta, então, também não espere muito silêncio e passividade por parte deles. Pois quando for necessário, eles vão alertar você e talvez, toda sua vizinhança com seus latidos.

 

Algumas das características que ajudam a diferenciar as duas raças é que os cães da raça Lhasa Apso possuem a testa mais reta, o crânio menor, mais estreito, olhos menores, escuros e ovalados, trufa (nariz) preta, pelagem mais grossa, com pouca subpelagem e também um pouco mais áspera, isso tudo, comparado ao Shih Tzu.

 

A característica mais evidente do Lhasa Apso, porém, é o seu focinho mais longo, normalmente com a medida da metade do tamanho de seu crânio. Às vezes, essa característica pode não ser tão evidente por causa de sua longa pelagem.

 

Conheça mais sobre essa raça aqui: http://bit.ly/2hKBphp

 

 

 

»SHIH TZU

A origem do Shih Tzu explica a semelhança entre os dois, já que provavelmente ele surgiu do cruzamento do Lhasa Apso com outras raças.

Esses cães possuem a testa mais arredondada, o focinho mais curto e a pelagem mais fina, subpelo em quantidade moderada, trufa (nariz) preta, porém em cães com manchas marrom/amarelada é permitido que a trufa seja marrom escura, segundo a CBKC.

Seus olhos são maiores que os do Lhasa e são mais arredondados, normalmente nem é possível enxergar o “branco dos olhos”, mas isso também ocorre com os Lhasas.

De maneira geral, o Shih Tzu é um cão inteligente, ativo e alerta, bastante carinhoso e adora um colo, além de ser bem mais silencioso que o Lhasa (na maioria dos casos).

Conheça mais sobre a raça aqui: http://bit.ly/2hKg1cj

 

 

Seu cãozinho pertence a essas raças, mas não se encaixa nas descrições acima? Não se preocupe, pois devido aos inúmeros cruzamentos, é possível que o cão tenha se “desviado” um pouquinho do padrão considerado aceito para determinada raça… e isso não é um problema.

Além disso, apesar de algumas características serem comuns a todos, os animais também podem ter sua personalidade adaptada e desenvolvida por diversos motivos. E por último, toda regra tem sua exceção, não é mesmo?

 

 

Se você gostou dessa matéria, curta e compartilhe com seus amigos.
E não deixe de contar para a gente aqui nos comentários se o seu cãozinho
se parece com essas características e se as pessoas também costumam confundi-lo.
Até a próxima!

 

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Cuca - Bicho Amigo

Esta é Cuca!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

Veja também:

Animais de estimação e crianças | Lupus Alimentos
Animais de estimação e crianças: o que pode e o que não pode?
Como melhorar a queda de pelos? | Lupus Alimentos
Como melhorar a queda de Pelos
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest