A separação de um casal nunca é uma experiência boa de se vivenciar, certo? No meio dessa situação existe uma série de decisões que devem ser tomadas e uma delas diz respeito a seguinte dúvida: no caso de uma separação, com quem fica o cachorro/gato?

Quando um casal decide ficar junto, casar, ter uma união estável e juntos resolvem adotar/comprar um pet não há problema nenhum. A situação só fica complicada quando este mesmo casal resolve se separar e ambos desejam ficar com o pet. Como resolver isso?

Atualmente, essa situação é cada dia mais comum e vemos em noticiários, os juízes dando seus pareceres frente à guarda do pet, exatamente como acontece com a guarda dos filhos. Hoje, apesar de os pets não serem resguardados por uma lei sob guarda compartilhada, eles não podem ser considerados objetos ou coisas, mas sim um ser que têm direitos.

Portanto, caso o casal entre na justiça para decidir, vai do juiz analisar a situação e condição de cada pessoa envolvida e determinar com quem fica o pet ou ainda, se o mesmo terá guarda compartilhada, passando uma parte do tempo com um e o restante com o outro.

Porém, se o casal deseja tomar uma atitude um pouco mais amigável, vale a pena ter uma conversa franca e pensar sobre quem tem mais tempo para oferecer ao pet, quem pode cuidar melhor, o espaço que o pet terá, com quem o animal está mais acostumado. Tudo isso deve ser levado em consideração pensando em minimizar o sofrimento do bichinho que não tem nada a ver com a história. Afinal, ele também sofre com tudo isso, e o sofrimento deve ser sempre minimizado, pensando no bem-estar, não é mesmo?

Então, caso você esteja passando por essa situação, tente resolver tudo da melhor forma possível, levando em consideração como o pet se sente e como ele ficará melhor.

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

 

 

Este aqui é o Pipoca. Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

 

80047 Visualizações
( 23 )

Veja também:

Meu-cachorro-pode-pegar-gripe,-tosse-ou-resfriados(LupusAlimentos)
Meu cachorro pode pegar gripe, tosse ou resfriados?
Gatos-de-estimacao-e-gravidas---principais-duvidas(LupusAlimentos)
Gatos de estimação e grávidas – principais dúvidas
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest