Os gatos são animais com apetite bastante exigente e quem conhece bem essa espécie sabe que, de vez em quando, os bichanos fazem um certo “charme” na hora de se alimentar. Muitas vezes até ficam sem comer, se preciso for. Mas você sabia que os gatos não podem passar um longo período em jejum?

 

A Lipidose Hepática é um transtorno hepatobiliar muito grave e infelizmente, frequente nos felinos, principalmente os obesos. Ocorre por deposição de gordura no fígado em animais que ficaram 48 horas ou mais sem comer absolutamente nada. Isso porque ocorre uma quebra de gordura no organismo e o fígado acaba ficando sobrecarregado, com acúmulo de gordura e perda de funções.

 

SINTOMAS:

  • Anorexia
  • Vômito
  • Depressão
  • Diarreia
  • Salivação
  • Mucosas amareladas (icterícia)

 

O diagnóstico deve ser feito pelo Veterinário, juntamente com exames complementares como exames de sangue, ultrassom e biópsia.

 

O tratamento consiste em reintroduzir a alimentação gradualmente, às vezes até mesmo com o auxílio de uma sonda e claro, o tratamento da causa primária da falta de apetite, que pode ter outra doença por trás.

 

Se seu gatinho anda com apetite muito caprichoso ou recusa a se alimentar, cuidado, não espere para leva-lo ao Veterinário. Também não faça regimes e dietas muito rigorosas em gatinhos com sobrepeso sem orientação do Veterinário, isso também pode desencadear a Lipidose.

 

Gostou dessa matéria? Curta e compartilhe com seus amigos e aguarde, porque semana que vem tem mais.

 

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

 

 

 

Este aqui é o Mike. Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

 

 

 

 

132214 Visualizações
( 42 )

Veja também:

Odor(LupusAlimentos)
Raças de cães com mínimo odor
meu-cao-nao-para-de-morder-a-patalupusalimentos
Meu cão não para de morder a pata
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest