Os problemas de pele em cães e gatos são muito comuns na rotina veterinária. E dentre as diversas afecções que podem atingir os pets, podemos destacar a seborreia como uma das principais.

A seborreia em animais pode ocorrer de duas formas principais:

  • Seborreia primária: Não há motivos muito conhecidos sobre o porquê ela ocorre, mas normalmente está ligada a fatores genéticos. A seborreia primária compreende a menor parte dos casos e as raças mais acometidas são o Golden Retriever, o Cocker Spaniel e o Pastor Alemão.

 

  • Seborreia secundária: Este tipo de seborreia é mais comum em cães e gatos, e normalmente ocorre devido às causas alérgicas, parasitárias, nutricionais e infecções. Essas situações podem causar um desequilíbrio que afeta o processo normal de queratinização dérmica e produção seborreica levando ao acúmulo de caspas sobre a pele do pet.

 

SINTOMAS

Os sintomas da seborreia tendem a ser diferentes dependendo do tipo de seborreia que acomete o animal, podendo ser classificado em:

  • Seborreia seca: A pele fica bastante seca, com descamação e presença de pequenos “flocos” brancos sobre a pele, além de o animal poder apresentar coceira.

 

  • Seborreia oleosa: Neste tipo de seborreia, pode se observar a pele bastante oleosa, com produção de sebo, pele escurecida, geralmente sem descamação e com coceira de leve intensidade.

 

Ainda é possível que o pet apresente um quadro de seborreia mista, onde os dois quadros acima mencionados se misturam.

 

TRATAMENTO

O tratamento da seborreia deve ser feito a partir da identificação de qual o tipo de seborreia que está acometendo o animal, além de identificar sua origem. Como vimos, no caso da seborreia secundária, há outras causas base envolvidas, que precisam ser identificadas para que o tratamento tenha o sucesso esperado.

O tratamento, portanto, deve sempre ser direcionado por um profissional da área, que fará o diagnóstico correto e a indicação dos xampus terapêuticos mais indicados para cada caso, além de demais medicações que possam ser necessárias.

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e fique de olho em nossa página no Facebook e no Instagram, pois sempre tem informação nova para você!

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Thor - Bicho Amigo | Lupus Alimentos

 

Este é Thor!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

Veja também:

Quais vacinas o meu gato deve tomar?
Outubro Rosa: câncer de mama em cães e gatos
QR Code Business Card