Você notou recentemente que o seu cãozinho está apresentando secreção no ouvido e quer saber mais sobre este problema? Então veja nesta matéria que preparamos para você quais são as principais causas deste sintoma.

A otite é uma inflamação do ouvido do animal que pode ser classificada de acordo com a sua localização em:

  • Otite externa: acomete apenas o epitélio que reveste a parte externa do conduto auditivo.
  • Otite média: acomete o ouvido médio do animal e normalmente é a mais comum. Costuma ter envolvimento de bactérias como o Staphylococcus spp. e a Pseudomonas e fungos como a Malassezia pachydermatis.

 

SINTOMAS DE OTITE:

A otite pode apresentar-se com diversos sintomas, dentre eles, os mais comuns são:

  • Secreção ocular que pode ter um odor forte;
  • Avermelhamento do conduto auditivo;
  • Coceira;
  • Descamação do conduto auditivo;
  • Dor à palpação do ouvido;
  • Animal que fica balançando a cabeça ou anda com a cabeça virada para um lado.

 

DIAGNÓSTICO

O Médico Veterinário deverá sempre ser consultado para se chegar ao diagnóstico de otite. Além disso, ele deverá determinar a causa do problema. Para isso, ele fará um exame físico, otoscopia, além de outros exames que poderão ser complementares como exames de cultura e antibiograma. Assim, com todos esses dados em mãos, o Veterinário poderá estabelecer o diagnóstico e a melhor terapia para o seu animalzinho.

 

TRATAMENTO DE OTITE:

Como são causas distintas de otite, é necessário que um profissional identifique primeiro o fator de origem da otite para então determinar o tratamento mais adequado. Os tratamentos podem envolver o uso de antibióticos, corticoides, antifúngicos e soluções de limpeza do conduto auditivo.

 

Embora a otite pareça um problema comum e sem grandes complicações, ela pode sim levar a maiores consequências, incluindo até mesmo a perda de audição do animal. Portanto, ao notar sintomas de otite em seu animalzinho, consulte o Médico Veterinário para que o problema seja rapidamente identificado e tratado.

 

 

 

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e fique de olho em nossa página no Facebook e no Instagram, pois sempre tem informação nova para você!

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Thor - Bicho Amigo | Lupus Alimentos

 

Este é Thor!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

Veja também:

5 motivos para você ter um cão
Minha cadela está com piometra – e agora?
QR Code Business Card