Um fenômeno perigoso que ocorre com gatos que vivem em apartamentos.

O hábito de vida e local de moradia das pessoas vêm mudando com o passar do tempo, por isso, os apartamentos, certamente nos parecem mais seguros, correto? Nem sempre. Fato é que ter animais em apartamentos requer um pouco de cuidado no que diz respeito às janelas e principalmente, em se tratando de gatos.

Os apartamentos que não possuem telas nas janelas representam um grande risco à vida destes animais. Existe uma Síndrome, denominada na Espanha, como Síndrome do Gato Paraquedista. Este nome é dado àquelas quedas acidentais de bichanos que por curiosidade, no intuito de caçar um passarinho ou por excesso de confiança, se aventuram em parapeitos de janelas sem proteção e o resultado pode ser desastroso.

Sabemos, segundo estudos, que gatos que caem de uma altura superior a sete andares de um prédio têm chances maiores de sobrevivência, que gatos que caem de uma altura menor. Curioso, não?

Isso ocorre porque o gato, sendo um animal com um grande senso de equilíbrio e incríveis capacidades, em alturas maiores consegue um tempo suficiente para rotacionar sua cabeça e seu corpo, antes de cair em uma posição problemática. Mas é claro que isto não é regra. Nem todos os animais podem ter essa capacidade e alguns podem se machucar gravemente ou virem a óbito em uma queda como esta.

Sabendo de todos os riscos que os bichanos podem correr, é primordial que em apartamentos com gatos e cães, as janelas sejam protegidas.

De qualquer maneira, se o seu animal cair de qualquer altura que seja, não podemos menosprezar a queda, pois as consequências podem não estar visíveis e sendo em órgãos internos, os problemas podem ser grandes. Fraturas, luxações, rompimentos de órgãos, hemorragias e contusões podem ter sequelas gravíssimas e às vezes, podem até não se manifestarem de imediato

Cuide de seu pet em qualquer situação, proteção é sempre o melhor. Fique atento e proteja as sacadas e janelas, os animais merecem este cuidado.

 

Larissa Salles Teixeira

CRMV/PR 11718

Cornélio Procópio – PR

Veja também:

cao
Displasia coxofemoral
hernia
Hérnia de disco em cães
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest