Seu cachorro está apresentando muita queda de pelo e você já não sabe mais o que fazer? Calma! Nesta matéria, abordaremos os principais motivos que levam os animais a perderem mais pelo.

A queda de pelos em cães e também em gatos ocorre por diversas causas, sendo algumas delas fisiológicas e consideradas normais, como quando ocorre a troca de pelo sazonal em determinadas estações do ano. Mas também é importante ficar atento, pois também existem as causas patológicas, ou seja, alguma doença ou desordem pode estar causando a queda de pelos excessiva e por isso, merece ser tratada com maior atenção. Veja abaixo os principais motivos que podem levar a queda de pelo em ambos os casos:

  • Doenças de pele.
  • Troca de pelos normal que ocorre durante determinadas estações do ano.
  • Parasitas: a presença de ácaros, pulgas, carrapatos pode levar a uma coceira sem fim e que, consequentemente faz com que o seu animal perca muito pelo.
  • Reações alérgicas a algum alimento: caso o seu animal tenha hipersensibilidade alimentar ele pode manifestar essa alergia por meio da queda de pelo.
  • Alimentação inadequada pode levar à falta de vitaminas e nutrientes necessários para uma pelagem forte e bonita.
  • Doenças hormonais como o hipotireoidismo e o hiperadrenocorticismo (Síndrome de Cushing) podem desencadear queda de pelo ou uma rarefação pilosa, ou seja, o pelo fica mais ralo e fino, com algumas áreas bastante falhas.
  • Traumas por lambedura excessiva: alguns pets, principalmente os mais ansiosos que sofrem com ansiedade da separação, podem ficar se lambendo compulsivamente e isso gerar algumas feridas ou quedas de pelo significativa em determinadas partes do corpo.
  • Doenças originadas no rim, fígado, tireoide ou anemias e infecções também podem desencadear sinais mais sistêmicos como, por exemplo, a queda de pelo.
  • Fases de maior estresse como, por exemplo, cio, gestação, pós-parto, amamentação, viagens, mudanças de ambiente também podem causar queda de pelo.

Viu só a quantidade de causas que podem levar a essa manifestação no seu animalzinho? Independente de qual seja a origem do problema, ela deve ser melhor investigada por um profissional.

Ao notar uma queda de pelos excessiva em seu pet, consulte o médico veterinário para maiores informações sobre o tratamento e não administre nenhum medicamento por conta própria.

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e fique de olho em nossa página no Facebook e no Instagram, pois sempre tem informação nova para você!

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Thor - Bicho Amigo | Lupus Alimentos

 

Este é Thor!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

Veja também:

COMO DAR COMPRIMIDO PARA O MEU CACHORRO?
OS CACHORROS E GATOS TROCAM OS DENTES?
QR Code Business Card