Será que todo mundo sabe qual a forma correta de transportar o pet dentro do automóvel, preservando a sua segurança e a dele?

Quem tem um animal de estimação sabe muito bem o quanto é importante cuidar de sua segurança em diversos momentos do dia a dia, não é mesmo? Tais cuidados incluem o uso de coleira e guia para passeios, instalação de telas nas janelas dos apartamentos (principalmente nos que possuem gatos) e alguns cuidados durante o transporte de carro. Mas será que todo mundo sabe qual a forma correta de transportar o pet dentro do automóvel, preservando a sua segurança e a dele? Nesta matéria, trouxemos dicas importantes para que você entenda como cuidar ainda melhor do seu animalzinho durante as viagens de carro.

Mas antes de mais nada é fundamental que você saiba que ao andar de carro com o pet as regras e leis existentes devem ser respeitadas. Embora muitas pessoas ainda tenham o costume de andar com seus animais no banco da frente, com a cabeça para fora da janela ou ainda pior, no colo do motorista, você sabia que isso é proibido e quem comete a infração está sujeito à multa? Além, é claro, do risco de acidentes e lesões desencadeadas por esse comportamento.

As regras para o transporte estão descritas na Lei nº 9.503 de 23 de setembro de 1997 – o Código de Trânsito Brasileiro – e devem ser respeitadas, o que é muito mais seguro para todo mundo, não é mesmo?

COMO LEVAR O PET DE FORMA SEGURA DENTRO DO CARRO?

Ao levar o pet dentro do carro, separe um espaço para ele no banco traseiro e disponha de uma caixa de transporte ou cadeirinha própria, prendendo-a com o cinto de segurança do veículo. Levar os animais soltos dentro do automóvel, além de não ser permitido, é muito perigoso.

No mercado, existem vários modelos de cadeirinha ou caixas de transporte. Encontre uma em que seu pet se sinta confortável e possa ter uma viagem tranquila e calma, sem contratempos. Além disso, você também pode encontrar algumas opções de cintos de segurança que são próprios para uso animal, principalmente para raças muito grandes. Atenção: não utilize o cinto de segurança do veículo diretamente em seu animal (o cinto do carro deve ser usado apenas para prender a caixinha de transporte)! Ele não é próprio para pets.

Uma outra informação de extrema importância é que você jamais deve colocar o pet dentro do porta-malas, pois isso representa um grande risco à sua saúde e também à sua vida. Um animal nessa situação poderá sofrer com hipertermia, um aumento na temperatura corporal que pode levar à morte ou até mesmo com um grave acidente em casos de freadas e curvas bruscas.

NECESSIDADES BÁSICAS DURANTE AS VIAGENS DE CARRO

Em relação ao fornecimento de alimentação e água, é importante que você mantenha o pet hidratado, principalmente em viagens longas. Nestes casos, faça algumas paradas para que o animal possa beber água e comer pequenas porções de ração, além de fazer suas necessidades.

Caso o seu animal apresente enjoo do movimento, então é melhor consultar o Médico Veterinário sobre o fornecimento de comida e medicamentos antes da viagem. Quer saber mais sobre o enjoo do movimento? Leia essa matéria.

Um último ponto importante e que merece grande destaque é que você sempre deve cuidar da temperatura interna do carro, pois os animais podem ficar muito agitados durante o transporte e sua temperatura corporal pode ficar mais alta que o normal. Se o clima estiver muito quente isso piora de forma grave, colocando em risco sua saúde. Além disso, nunca deixe o seu animal dentro do carro estacionado sozinho, mesmo que por poucos minutos. Muitas pessoas podem não imaginar, mas é impressionante o número de animais que morrem por hipertermia por terem sido deixados no carro. Então, por fim, fica aqui o nosso alerta: nunca deixe o pet sozinho no carro!

 

Agora que você já tem todas essas informações, poderá manter a segurança e o bem-estar do seu animal durante qualquer passeio de carro.

Gostou dessa matéria?  Então deixe o seu comentário abaixo e compartilhe essa matéria com os seus amigos.

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Thor - Bicho Amigo | Lupus Alimentos

 

Este é Thor!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

Veja também:

CUIDADOS COM OS ANIMAIS DURANTE O NATAL
MEU CACHORRO TEM DERMATITE ATÓPICA (ATOPIA). E AGORA?
QR Code Business Card