A primavera chegou e com ela, a troca de pelos dos cães e gatos já começou a ocorrer. Se você notou que seu cão ou gato passou a perder mais pelos que o normal, saiba que isso é comum nessa estação, embora a troca de pelos ocorra também durante o ano inteiro. Vamos descobrir por que isso acontece?

A troca de pelos em animais é algo que ocorre durante o ano todo, porém de forma mais leve. No inverno, os animais têm um crescimento maior de subpelo, que serve para protege-los durante as temperaturas mais frias. Como a primavera é a estação que vem logo depois e possui temperaturas mais quentes, esse subpelo se torna “desnecessário” e começa a cair. Isso se torna ainda mais visível em cães de pelo curto como o Pug e o Pinscher, por exemplo; já em cães de pelo longo como o Lhasa Apso, o Shih Tzu, o Yorkshire e o Poodle, a queda de pelos pode não ser tão expressiva e facilmente notada pelos tutores.

Para diminuir a quantidade de pelos no ambiente, recomenda-se a escovação dos pets com maior frequência, assim, você facilita a retirada dos pelos que estão presos ao corpo do animal, evitando que caiam no ambiente, no sofá ou nas roupas.

Esse tipo de queda de pelo durante as estações mais quentes do ano é normal e ocorre com todos os animais, portanto, não há muito com o que se preocupar. Entretanto, se você notar que o pet está apresentando uma falta de pelos em um local específico, junto com coceira, vermelhidão da pele, crostas, feridas e mau cheiro é importante levar o pet ao Médico Veterinário para que ele avalie se a queda de pelos está ou não relacionada com algum problema de pele.

Gostou dessa matéria? Então curta e compartilhe com seus amigos. E continue nos acompanhando por aqui, pois sempre tem novidades pra você.

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Thor - Bicho Amigo | Lupus Alimentos

 

Este é Thor!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

Veja também:

Matéria outubro_Gato com Diarreia copy
Meu cachorro está tossindo muito: o que pode ser?
Matéria outubro_Gato com Diarreia copy 3
Por que meu gato deixou de usar a caixinha de areia?
QR Code Business Card