Urinar em local que não é habitual e miar em excesso ao urinar pode ser algum sintoma. Fique atento.

Urinando em local inadequado? Por mais simples que isto lhe pareça, não podemos menosprezar quaisquer sinais que os gatos venham a apresentar. Este por exemplo, é um deles. Urinar em local diferente pode indicar problema nos rins, diabetes ou melhor e mais simples de resolver, pode ser sinal de que a caixinha de areia não está tão limpa assim.

Gatos são demasiadamente asseados por natureza e não fazem suas necessidades em qualquer lugar. Eles costumam preferir a caixa de areia, justamente por ser possível nela, enterrar e não deixar pistas do seu dejeto. Mas experimente deixa-la mais suja que o normal e verá que nem o gato chegará perto. O motivo? Eles querem um banheirinho limpo.

A caixa de areia deve ser limpa diariamente, até duas vezes ao dia, se necessário. Além disso, é preciso lavar semanalmente com desinfetantes e deixar secar ao sol. Mas não deixe cheiros fortes na caixinha, isso pode irritar os bichanos. Com relação à escolha da areia, hoje no mercado existem de vários tipos: Grãos, sílica e outras variáveis. Não importa qual seja a opção escolhida, o importante é que não tenha perfume ou que seja fraco. O olfato dos felinos é muito apurado e o cheiro pode acabar irritando, e nesse caso, eles não vão utilizar a caixinha da mesma maneira.

E para quem tem mais de um gato em casa, o correto é utilizar uma caixa de areia para cada gato. Assim não ocorre um “congestionamento” do banheiro e é mais fácil de manter a higiene, saúde e bem-estar dos felinos.

Um dono de gato, normalmente, é um proprietário bastante atento. Limpando com certa frequência, além do benefício para os bichanos, é possível identificar algumas alterações na consistência e cor das fezes e da urina também. Assim, alguma doença que pode ter sinais como diarreia, constipação, hematoquesia (fezes com sangue), hematúria (urina com sangue), bilirrubinúria e outras, podem ser prontamente observadas e tratadas.

A higiene da caixa de areia faz parte do bem-estar de gatos, mas também da saúde. Se o seu gatinho passar a apresentar um comportamento diferente diante da caixinha de areia, como miados excessivos, recusa a utilizá-la, pode ser sinal de que algo está errado, e muitas vezes, pode não ser só um capricho, pode ser sinal clínico de uma doença. Gatos machos castrados costumam ter maior incidência de problemas urinários. E como já foi dito, urinar em local que não é habitual e miar em excesso ao urinar pode ser algum sintoma. Fique atento.

 

 

Larissa Salles Teixeira

CRMV/PR 11718

Cornélio Procópio – PR

290 Visualizações

Veja também:

5-Motivos-para-adotar-um-cão
5 Motivos para adotar um cão
Convulsões-–-como-identificar
Convulsões – como identificar?
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest