O que fazer e quais cuidados tomar antes de embarcar?

Chega essa época do ano e muita gente só quer mesmo é descansar. E quando o destino envolve uma viagem de avião, muitos tutores ficam cheios de dúvidas sobre como fazer pra levar o pet e quais os cuidados que se deve tomar antes de embarcar no voo, não é mesmo? Então vamos falar sobre os principais pontos que você precisa saber agora mesmo!

»ESCOLHA DA COMPANHIA AÉREA

Em primeiro lugar, vale destacar que cada companhia área tem suas próprias regras sobre o transporte de animais. Atenção especial nesse ponto, pois algumas aceitam apenas animais de pequeno porte na cabine, com limite de peso do animal e tamanho da caixinha.

Então, antes de comprar suas passagens, descubra se a companhia que você escolheu aceita levar cães e gatos e quais são as regras e especificações da caixa de transporte.

Um detalhe importante é que as companhias também costumam ter limite de animais que podem ser transportados por voo. Então verifique se o limite já não foi esgotado antes de finalizar sua compra.

»SAÚDE EM DIA

Para viajar, o pet precisa estar com a saúde em dia. E para isso ele precisa estar com sua carteirinha de vacinação, com comprovação da aplicação de vacina contra raiva (se ele tiver idade de, no mínimo, 3 meses), com no mínimo 30 dias de antecedência e no máximo 1 ano da data de embarque.

Além disso, também é exigido um atestado de saúde do animal, emitido pelo Médico Veterinário responsável pelo pet com validade de 10 – 30 dias da data de emissão (dependendo da companhia aérea).

Em casos de voos internacionais, outros documentos poderão ser exigidos, tais como o Certificado Veterinário Internacional (CVI) e o Certificado Zoosanitário Internacional (CZI), ambos válidos por 60 dias corridos a partir da emissão. Mas vale lembrar que cada país de destino também poderá exigir documentos específicos. Portanto, é importante entrar em contato com o Consulado/Embaixada do país para se certificar exatamente quais documentos são necessários.

»USO DE MEDICAMENTOS

Caso o animal seja muito agitado/agressivo ou apresente quaisquer condições que necessitem de fármacos, o uso de remédios tranquilizantes e sedativos somente poderá ser orientado pelo Veterinário responsável. Não utilize medicações por conta própria!

»SEM NERVOSISMO

Para o pet, a viagem de avião poderá ser um momento estressante, então tente transmitir tranquilidade e se manter sempre por perto.

»ALIMENTAÇÃO

Evite os excessos antes da viagem e evite também fazer mudanças bruscas na alimentação do pet para que ele não sofra excessivamente com os problemas gastrointestinais.

Agora que você já sabe de alguns cuidados que deve ter, esteja atento a tudo que citamos aqui e tenha uma viagem tranquila. Em caso de outras dúvidas, consulte o veterinário de confiança.

E se você gostou dessa matéria, compartilhe-a com seus amigos!

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Anilha - Bicho Amigo | Lupus Alimentos

 

Esta é Anilha!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

Veja também:

Lambedura Psicogênica em Gatos - Mundo Pet | Lupus Alimentos
Lambedura Psicogênica em Gatos
5 Alergias que seu cachorro pode ter | Lupus Alimentos
5 Alergias que o seu cachorro pode ter
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest