Dicas simples como estas podem prevenir vários problemas que encurtariam a vida do seu pet.

Quem ama seus animais certamente já se pegou pensando em como será difícil o dia em que ele partir. Nós sabemos que os cães e gatos têm uma vida mais curta que a nossa, mas com alguns cuidados básicos podemos garantir mais saúde para que eles vivam mais tempo e com maior qualidade de vida. Listamos 10 dicas para que seu cuidado garanta mais tempo de vida ao pet:

1- Proteja das doenças que podem ser prevenidas

Como? Com a vacinação. Um animal, com esquema completo e atualizado (reforço anual) de vacinação pode prevenir-se das principais doenças infectocontagiosas que poderiam levá-lo a óbito rapidamente. É importante lembrar que o esquema deve ser feito por um Veterinário e o reforço anual deve ser seguido. E enquanto seu filhote não estiver completamente vacinado, nada de deixar que ele entre em contato com outros animais.

2- Vermífugo em dia

Os vermes são responsáveis por causarem grande desconforto ao animal, como perda de peso, pelagem feia, mas os problemas não param por aí, vômitos e diarreia também podem ser causados por esses parasitas e podem ser controlados com um bom vermífugo.

3- Controle de pulgas e carrapatos

O problema aqui não é só a coceira que as pulgas e os carrapatos causam. Estes pequenos parasitas podem transmitir doenças. Você sabia que as pulgas podem transmitir vermes? E que os carrapatos levam a uma grave doença? Leia mais…

4- Visitas regulares ao Veterinário

Vacinação, vermífugos em dia e parasitas controlados, agora é hora do check-up geral. Uma visita frequente ao Veterinário permite a execução de exames de rotina, avaliação do estado de saúde geral do animal e certamente, se o animal tiver algum problema, o quanto antes ele for diagnosticado, mais sucesso terá o tratamento.

5- Ofereça uma alimentação adequada

Nada de restos de comida, doces e alimentos que não sejam específicos para eles. Estamos falando de uma alimentação de qualidade, com todos os nutrientes necessários para cada espécie. Muitas doenças podem ser desencadeadas por uma alimentação inadequada, com excesso ou falta de proteínas e vitaminas necessárias. Aqui vale uma observação: Para cães apenas ração de cães, para gatos apenas ração de gatos. A composição das rações é feita com base em diversos estudos das necessidades de cada animal, o gato pode precisar mais de determinado componente que um cão, portanto, a ração desenvolvida para esta espécie é a mais adequada; o contrário também é verdadeiro.

Dicas simples como estas podem prevenir vários problemas que encurtariam a vida do seu pet. Na semana que vem, daremos mais 5 dicas importantíssimas para que seu cão ou gato viva mais e melhor. Quer saber mais? Fique atento.

 

 

Larissa Salles Teixeira

CRMV/PR 11718

Cornélio Procópio – PR

Veja também:

Posse-responsavel
Posse Responsável
vida-longa-aos-animais
10 dicas para seu pet viver mais e melhor – Vida longa aos animais – PARTE II
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest