Ter um animal de estimação exige cuidados básicos como, por exemplo, o banho, a tosa higiênica, a limpeza das orelhas, o corte das unhas e outros cuidados. E hoje, o vamos falar sobre o corte das unhas. Você sabia que a falta de um cuidado tão simples como esse pode levar à infecções, inflamações, dor e alterações posturais?

Já falamos aqui anteriormente sobre o corte das unhas, mas é sempre bom retomar o assunto e lembrar a importância de um procedimento feito corretamente. A unha, embora não pareça, possui uma circulação local. Existe um vaso que passa no meio dela, sendo de mais fácil visualização quando os animais possuem uma unha clarinha, o que facilita na hora de cortar. Mas quando os pets possuem as unhas escuras, é difícil saber o limite correto para não causar maiores danos.

Quando o animal passa muito tempo sem cortar as unhas e não possui um piso que as “gaste” adequadamente, elas continuam crescendo exageradamente e podem até mesmo dar a volta em si mesmas e acabar entrando novamente na pele, ferindo o animal e causando muita dor. Isso ocorre com bastante frequência com a unha do 5º dedo que não encosta no chão.

Outra possibilidade é que as unhas, quando estão muito grandes, podem se quebrar muito na raiz ou mesmo serem arrancadas quando enroscam em algum lugar, expondo a circulação local, causando sangramentos, inflamação e bastante dor. Além disso, possuem uma grande chance de infeccionar.

Um problema que também podemos ter e que pode ser em consequência da falta de corte das unhas, é que unhas muito grandes interferem no andar do animal e, portanto, podem causar problemas posturais.

Viu só quantos problemas podemos ter quando não realizamos o corte correto das unhas? Por esse motivo, a recomendação é que o corte das unhas seja feito sempre em um pet shop ou com o veterinário. Pode parecer que é simples fazê-lo em casa, mas caso a unha seja cortada mais do que deveria pode causar problemas para o animal.

Se você possui um pet que vive em apartamentos ou em casa com piso insuficiente para o gasto das unhas, o ideal é ficar atento e sempre que perceber que as unhas estão grandes, levar ao veterinário ou pet shop. Isso também vale para os gatos, pois embora eles tenham o hábito de arranharem móveis ou arranhadores, pode ser que isso não seja suficiente. O corte das unhas de gatos também evita maiores acidentes e arranhaduras.

 

Agora que você já sabe a importância desse cuidado básico, que tal conferir
como andam as unhas do seu pet? Talvez seja a hora de fazer as patinhas.

Gostou dessa matéria? Então fique de olho, porque semana que vem tem mais.

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Praxedes - Bicho Amigo

Este aqui é Praxedes!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

249808 Visualizações
( 8 )

Veja também:

Por-que-o-chocolate-faz-mal-para-cães-e-gatos-MundoPet-(LupusAlimentos)
Por que o chocolate faz mal para Cães e Gatos?
3-coisas-que-voce-tem-em-casa-e-sao-muito-perigosas-para-o-pet-MundoPet-(LupusAlimentos)
3 coisas que você tem em casa e são muito perigosas para o Pet!
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest