Ver seu pet sentindo-se mal e com grande desconforto é de cortar o coração de todo tutor atencioso, não é mesmo? E se você busca entender o porquê isso está acontecendo com seu animalzinho, leia essa matéria até o fim.

Se seu cãozinho está apresentando vômito ou regurgitação logo após se alimentar tem alguma coisa errada aí. E para identificar melhor, é preciso entender a diferença básica entre vômito e regurgitação, afinal, os termos podem até se confundir, mas possuem causas e tratamentos diferentes. Será que você sabe identificar para informar ao Veterinário o que realmente está acontecendo com seu pet?

 

 

» REGURGITAÇÃO

A regurgitação, na verdade, é quando o alimento nem chega a ser digerido pelo estômago, retornando praticamente da mesma forma como entrou, pois é a expulsão diretamente do esôfago e por esse motivo o conteúdo não contém cheiro.

Na regurgitação é possível ainda observar grãos de ração praticamente inteiros e o conteúdo expelido em forma de “tubo”, que é o formato do esôfago. Costuma ocorrer quando tem algo obstruindo a passagem do alimento, como algum objeto estranho que o pet ingeriu (bolinha, meias, plástico, osso ou algum brinquedo). Ou também pode ser causado pelo megaesôfago, uma ocorrência também comum na rotina veterinária, que é assunto para outra matéria. Uma terceira possibilidade para isso ocorrer é a gula, principalmente de cães filhotes, que tentam ingerir alimento muito rápido, regurgitando-o em seguida.

Na regurgitação, você poderá notar que o pet nem percebe o que vai ocorrer. Ele está bem, andando, e de repente expulsa o alimento sem grande esforço. Inclusive, é comum que ele ingira aquele conteúdo novamente e saia brincando, como se nada tivesse ocorrido.

 

» VÔMITO

Já o vômito ocorre quando o alimento chega até o estômago ou no início do intestino delgado. O vômito é um processo ativo, onde o animal percebe que vai vomitar, se levanta e faz a mímica do vômito, apresentando certo desconforto. O conteúdo pode ter uma cor mais amarelada, espumosa, e com odor forte. Muitas das vezes, o vômito é causado por gastroenterites infecciosas, causadas por vírus ou bactérias. Mas também há outras possíveis causas para vômitos recorrentes. Acesse aqui para saber mais: GASTROENTERITE EM CÃES E GATOS ou MEU CACHORRO ESTÁ COM VIROSE … ELE VAI SOBREVIVER?

Se você gostou dessa matéria, curta, comente sua experiência e compartilhe com seus amigos.
Ah, e sempre acompanhe nossas publicações, tem matéria nova por aqui toda semana. 

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Guri - Bicho Amigo

 

Este aqui é Guri!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

220190 Visualizações
( 5 )

Veja também:

Posso-dar-remédio-de-gente-pra-cachorro(LupusAlimentos)
Posso dar remédio “de gente” pra cachorro?
7-possiveis-causas-para-o-seu-gato-ter-parado-de-usar-a-caixa-de-areia-(Lupus-Alimentos)
7 possíveis causas para o seu gato ter parado de usar a caixa de areia
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest